Eventos

Evento Gartner: Conferência Data Center: Operações e Gestão de TI

Nos dias 3 e 4 de Abril houve o evento da Gartner no WTC Hotel em São Paulo, no qual estive presente. O evento reuniu diversas empresas de todos os seguimentos, em busca de  um network profissional e da atualização Tecnológica.
Para quem não conhece a Gartner, é uma empresa com mais de U$ 1 bilhão de faturamento anual e com diversos clientes espalhados pelo mundo, para maiores detalhes acessem o site da empresa: www.gartner.com.

Technology Theater
O evento contou com diversas palestras e a presença de diversas empresas, tais como Microsoft, Oracle Alog, HP, Citrix, Schneider, IBM, NetApp e OI.
Nesse post vou colocar algumas tendências que foram faladas durante a apresentação por Analistas da Gartner especializados em diversas tecnologias.

Área de Exposição das Empresas
  
Data Center – Tendências, Armazenamento, Backup, Estrutura e Estudo de Caso

Foi muito enfatizado Data Centers reduzidos. Com a Virtualização forte e consolidada no mercado, o panorama de diversos servidores físicos com diversos Racks estão praticamente extintos. A tendência é a virtualização e um número cada vez menor de Racks e servidores.

O consumo de energia elétrica em data Centers foi muito discutido, como economizar energia com equipamentos cada vez mais robustos e que consomem abusivamente energia elétrica. Essa é uma preocupação de diversos analista, e a TI Verde foi muito discutida no evento, como maneiras de economizar energia e refrigeração.

Um dado importante é que em 2015 30% dos Data Center não utilizarão Piso elevado e a refrigeração será por líquido, que são 3.000 vezes mais eficientes.

Sala de Palestras
 Armazenamento de dados: as empresas estão consumindo cada vez mais dados, com ineficiência no armazenamento e focando mais na segurança. Foi comentado o armazenamento na nuvem que permite uma maior escalabilidade de armazenamento, porém alguns cenários de fracassos podem modificar esse panorama.

A Petrobrás realizou uma palestra comentando seu estudo de caso, um projeto sobre o CPD Verde – Petrobrás, no qual teve 4 anos de duração. A Petrobrás utilizava mais de 400 servidores físicos que foram transformados em virtuais com 16 clusters e 16 lâminas. Esse novo Data Center foi construído do “zero” e possui um backup em São Paulo. O interessante nesse projeto, é que foi planejado já pensando em novas tecnologias que possibilita uma migração de serviços para nuvem caso necessite ou a tendência seja confirmada daqui a alguns anos.

A tendência de Backup é as fitas de armazenamento utilizadas por grande parte das empresas serem extintas daqui cinco anos. Pode ser que essa tendência no Brasil demore um pouco mais, porém em países mais desenvolvidos a tendência até cinco anos já é realidade, e inclusive empresas como HP, IBM entre outras líderes no mercado de equipamentos de Backup estão reforçando os estudos para criar alternativas de Backup.

Sala de Palestras
 Uma das palestras que achei mais interessante foi sobre as melhores práticas de mercado com ênfase no ITIL e COBIT e como podem ser benéficos para o ambiente de TI. A ITIL praticamente tem que ser implantada em um ambiente de TI, principalmente para o gerenciamento de Data Center, reunindo suas melhores práticas e fazendo uma metodologia de gerenciamento dentro da TI que seja compatível com a empresa. Foram citadas outras melhores práticas de projetos e foi enfatizado que o TI tem que ser cada vez mais ágil e menos burocrático e implantar uma melhor prática como a ITIL não significa burocratizar e sim filtrar o que é melhor para o ambiente em que sua empresa trabalha.

Em algumas palestras e em conversas com os participantes do evento, trocamos experiências sobre a da tendência das empresas não possuirem mais e-mails em seus ambientes e já migrarem além dos e-mails alguns serviços para a nuvem.

O evento foi muito interessante, discutir novas tendências e escutar especialistas com anos de vivência no mercado realmente agrega muito e vale a pena. O evento foi organizado com diversas empresas de renome no mercado patrocinando e o network que o evento proporciona é excelente, para troca de informações.

Entrada das Salas - Network

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger