Gerenciamento de Pessoas em Projetos

Dentro de um projeto cabe ao gerente do projeto gerenciar a equipe, sendo um de seus maiores desafios é o de manter a equipe motivada. Muitas empresas que trabalham de maneira projetizada, geralmente realizam a contratação da sua equipe por um período temporário, normalmente até o final do contrato firmado com o cliente, com isso o Gerente de Projeto tem um grande desafio que é o de manter a equipe motivada e sem queda de produtividade. Já os projetos no qual pegam recursos das áreas funcionais é mais fácil para o Gerente de Projeto motivar sua equipe, já que muitas empresas possuem planos de carreira, o que motiva assim o Steakholders a ter melhor produtividade no projeto.

O conceito de Gerenciamento de Pessoas em Projetos é extensivo não só às partes que realmente executam o projeto, mas aos Stakeholders identificados anteriormente, ou seja, é necessário que suas técnicas sejam aplicadas a todos que sejam afetados diretamente pelo projeto, seja durante seu ciclo de vida ou pelo seu produto final.

O Gerente de Projeto tem que aperfeiçoar algumas técnicas, para ter um gerenciamento de pessoas eficaz, tais técnicas são: liderança, negociação, administração de conflitos e comunicação, esses quatro itens são essenciais para que o capital humano dentro de um projeto seja valorizado e não prejudique o resultado final do projeto.
As principais funções do Gerenciamento de Pessoas em Projetos são: Avaliações de desempenho, recrutamento, retenção de talentos, relações de trabalho, regulamentação de saúde e segurança.

Conclusão: o Gerente de Projetos tem que ter um espírito de liderança e uma boa comunicação para manter a motivação da equipe. É muito comum haver diversos conflitos em projetos grandes, já que as pessoas pensam e age diferente e cada uma quer expor e executar suas idéias, porém o Gerente de Projeto tem que ter persuasão e com uma comunicação eficiente administrar os conflitos e guiar a equipe para o caminho do sucesso, formando assim uma equipe vencedora.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger