O Papel de um Gerente de Projetos

Muita gente ainda se pergunta, o Gerente de Projeto é um cargo, ou uma função atribuída muitas vezes a um analista que irá liderar um projeto?

Hoje diversas empresas tem uma metodologia de projetos madura, em que existe um escritório de Projetos com um ou mais PMO  e diversos Gerentes de Projetos distribuídos nas suas respectivas áreas.
Segundo os estudos as empresas estão atribuindo maior autoridade aos Gerentes de Projetos.
Existe  organizações que o Gerente de Projeto tem maior autoridade do que o Gerente Funcional, mas isso ainda é minoria, o mais comum é os Gerentes de Projetos terem o mesmo nível de autoridade do Gerente funcional, quando alocado em um projeto especifico.

Mas qual o papel do Gerente de Projetos? Essa função que está em alta no mercado, e vem chamando cada vez mais a atenção das empresas.
O papel de um gerente de projeto é: alocar recursos, ajustar as prioridades, coordenar interações com clientes e usuários e geralmente mantém a equipe do projeto concentrada na meta certa. O gerente de projeto também estabelece um conjunto de práticas que garantem a integridade e a qualidade dos artefatos do projeto.
  • Inicio do Projeto: Identificar e Avaliar Riscos, Desenvolver Casos de Negócio, Iniciar o Projeto;
  • Planejamento e Desenvolvimento: Definir Processos de controle E Monitoramento. Planejar Fases e alterações, Compilar Plano de Desenvolvimento de Software, Definir a Equipe e a Organização do Projeto;
  • Outros Planos: Definir Plano de Aceitação do Produto ou Serviço, Desenvolver Plano de resolução dos Problemas, Desenvolver Plano de Gerenciamento de Riscos, Desenvolver Plano de Métricas;
  • Inicio – Fim de Iteração: desenvolver Plano de Iteração, Adquirir Unidade, Iniciar Iteração, Avaliar Iteração, Preparar para Finalizar Fase, Preparar para Finalizar Projeto.
  • - Gerenciamento de Rotina: Monitorar Status do Projeto, Relatar Status, Programar e Atribuir Trabalho, resolver Exceções e Problemas.
Uma questão muito comum, que sempre é levantada é se um Gerente de Projeto realiza atividades técnicas na execução de um projeto.
Minha resposta seria essa: Se o Gerente de Projeto realiza atividades técnicas, quem estará gerenciando o Projeto? É comprovado que se o gerente do projeto não se dedica somente ao gerenciamento, o mesmo haverá falhas, principalmente na comunicação e no comando da equipe.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger