Gerenciamento de Riscos e sua Importância.

Aqui um tópico que hoje em dia é muito importante ser aplicado nos projetos, o Gerenciamento de Riscos.
Atualmente ainda há certa resistência das empresas em utilizarem as ferramentas de gerenciamento de riscos por acharem falta de tempo, e que prevendo 10% a mais no orçamento, não terão futuros problemas com as possíveis incertezas que acontecerão no projeto.

Porém será que é correto as empresas pensarem assim? Será que se elas pesquisarem no mercado ou nos próprios projetos anteriores, e ver quantos projetos estouraram no prazo e no orçamento não foi por causa da falta de uma gerencia de risco eficiente e eficaz?
Para desenvolver o gerenciamento de risco no projeto, primeiro é necessário avaliar a causa e efeito do risco, após essa avaliação temos duas formar de medir o risco, a forma qualitativa que é a mais fácil, pois após você identificar a causa e efeito, você precisar ver a probabilidade e o impacto encontrando assim quanto você poderia perder com o risco e priorizá-los.

Analise quantitativa já tem uma precisão maior, pois você analisa a probabilidade e o impacto, além de mostrar qual seria o valor otimista e pessimista do projeto, além de incluir todos os custos do projeto simulando caso o risco ocorra qual o cenário e qual o impacto no custo que o projeto terá.
Além dessas duas formas de medir os riscos dos projetos, possuímos outras ferramentas que valem a pena serem estudadas com a árvore de decisão e analise de Monte Carlo.
O Gerenciamento de riscos é uma área tão importante, que algumas licitações no Brasil já pedem como critério de aceitação um plano para o Gerenciamento de Riscos, isso demonstra que as empresas estão cada vez mais preocupadas em trabalhar com as incertezas e já prever o que pode impactar no projeto negativamente ou positivamente.

Outro fato que comprova a importância do Gerenciamento de Riscos é que existe uma certificação somente para o GR, essa credencial é cedida pelo PMI, para quem tiver interesse segue algumas informações sobre a prova e seu processo eletivo.
Risk Management Professional (PMI-RMP).

Para ser elegível ao teste para a certificação são necessárias:
·         Formação de bacharel;
·         30 horas de educação formal em gerenciamento de risco;
·         3.000 horas de experiência em gerenciamento de risco nos últimos 5 anos;
·         40 horas de educação formal em gerenciamento de risco;
·         Mínimo de 4.500 horas de experiência em gerenciamento de risco nos últimos 5 anos.
Para maiores informações, consulta acesse o link: www.pmi.org/risk.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger