Quais Certificações Realmente Valem a pena?

Esse artigo trata de um assunto corriqueiro entre os profissionais de TI. Antes a pergunta era o que valia mais a pena, Certificação ou Faculdade?
A minha opinião é que nada tira o valor de uma faculdade e uma pós-graduação, pois lá você terá base para tudo que irá utilizar na vida profissional, por mais que as faculdades de tecnologia não sejam voltadas para o ensino de produtos específicos como os cursos preparatórios para certificação, porém se na faculdade tiver um bom aproveitamento, você utilizará diversas coisas no dia-dia profissional.
Eu fiz a faculdade de Ciência da Computação na qual me deu uma base muito boa, porém eu aprendi mesmo a Administração de Redes no inicio da minha carreira em curso da Oficial da Microsoft, no qual também é um preparativo para certificação. Hoje na Pós Graduação, já é diferente pois o MBA é focado no dia a dia profissional.
A opinião que tenho é que a faculdade é essencial, e a certificação é a conseqüência da experiência profissional. De nada adianta ter diversas certificações sem experiência e vivencia na sua área.
Como existem diversas certificações, como Microsoft, ITIL, PMI, COBIT, CISCO, IBM, ORACLE, JAVA, creio não ser coerente tirar diversas certificações só por ter, e sim tirar as certificações essenciais para a área que você queira seguir como, por exemplo:

- Desenvolvimento: é interessante tirar certificações da Microsoft voltadas para desenvolvimento, como Visual Studio, .NET e outras tecnologias bastante utilizadas como Java, UML entre outros focados para desenvolvimento.

- Infraestrutura (Redes): nessa área é essencial ter certificação Microsoft, muitas empresas levam como critério de seleção uma certificação Microsoft para a área de infraestrutura de redes. Além da certificação Microsoft, também é uma diferencial certificação LP1 que é focada em Linux. As demais certificações acho que varia conforme a estrutura da empresa onde se trabalha, por exemplo se sua empresa utiliza roteadores CISCO é interessante fazer certificações CCNA, se utiliza firewall FortiGate é interessante se certificar nessa solução, assim você junta a experiência aos estudos e se aprofunda ainda mais na ferramenta, trazendo benefícios para você mesmo e para a empresa.

- Gerenciamento de Projetos: nessa área mais humana da TI que vem crescendo constantemente a principal certificação para um profissional com anos de experiência é o PMP, essa é a certificação mais requisitada para no mercado de Gerenciamento de Projetos. Para quem está iniciando na carreira, é viável tirar a certificação CAPM também do PMI, só que voltada para pessoas que estão iniciando a carreira. Temos algumas certificação que complementam a carreira de um gestor de projetos como a certificação COBIT e ITIL que são muito uteis para gerenciamento de projetos e conhecimento em processos de TI. Como em todas as áreas existem outras certificações tão importantes quanto as citadas acima, porém no Brasil não são tão requisitadas, pois a metodologia não é tão utilizada como o PMI, um exemplo dessas certificações é a Prince 2, que é muito difundida na Europa mas no Brasil a melhor pratica utilizada ainda é o PMI.

Bom essa é minha breve opinião sobre as certificações com base na experiência e nas certificações que possuo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger