Gerenciamento de Portifólio de Projetos

Pessoal, andei me aprofundando mais no assunto de Gerenciamento de Portfólio de Projetos, com base no que dizem as melhores práticas da ITIL V3 e as melhores práticas de projetos.
Resumindo cheguei a seguinte conclusão (com base na minha visão):
Quando a demanda de novas necessidades aumento se faz necessário a priorização que permite identificar os projeto que são mais importantes (estratégicos), que trazem maiores retornos e que causam mais impacto para o negócio, trazendo assim maior lucratividade para a empresa. A partir da definição desses projetos, direcionam-se os recursos para os projetos de maior prioridade.
Para algumas empresas esse processo pode ser complexo, devido a quantidade de projetos, porém muitas vezes conseguirmos elaborar uma matriz de métricas, talvez conseguiríamos dimensionar os projetos mais importantes, podendo assim priorizar quais projetos faremos.
Outro fator também é que para conseguirmos ter um gerenciamento de portfólio eficaz o foco não está somente no custo e sim no valor que o projeto agregará a empresa, possibilitando assim de termos projetos eliminados ou arquivados de acordo com o valor de contribuição.
Uma empresa pode ter portfólios classificados por diversas formas, em TI a classificação seria essa:
A área de Tecnologia da Informação pode ter como uma de suas classificações o tipo de trabalho: Operacional (Service Desk), Projetos (implantação de um sistema, ou novo produto e serviço), melhoria (upgrade de ambiente ou sistema) e suporte (correção de erros).
Bom, com base no que diz a melhores práticas da ITIL e algumas informações que coletei das melhores práticas de projetos, existem diversas maneiras de se classificar portfólio, mas o importante é descrevê-los de forma que representem as perspectivas do negócio e englobe todo o trabalho executado pelo departamento.
O Gerenciamento de Portfólio tem ligação com outros dois processos do ITIL, Gerenciamento de Catalogo de Serviços e o Gerenciamento de Demanda, onde um pode auxiliar na elaboração ou gerenciamento do outro.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger